Atividades em São Paulo

Catavento Cultural e Educacional

O Catavento é um grande e magnífico espaço cultural e educacional que apresenta ao público, especialmente o jovem, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e participativo. Situado no Palácio das Indústrias, Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo. O esplêndido prédio que é o Catavento foi construído durante 13 anos, entre 1911 e 1924. São 4000m² divididos em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. O Catavento proporciona uma visita alegre e interativa apresentando conhecimentos básicos de eixos temáticos presentes na proposta curricular do ensino ao público geral.

 

Aquário de São Paulo

Mais de 1 milhão de litros de água do mar, com uma nova construção que o qualifica como o maior oceanário da América do Sul.

 

Museu da Língua Portuguesa - Fechado para reforma

Conheça o Museu da Língua Portuguesa, seu ponto de encontro com a língua, a literatura e a história. Ao invés de paredes, vozes. No lugar de obras, espaços interativos. No coração de São Paulo, na Estação da Luz, o Museu proporciona uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa, guiada por palavras, autores e estrelas do Brasil.

 

City-tour em São Paulo/SP

Roteiros:

Pátio do Colégio, Solar da Marquesa e edifícios adjacentes, Rua Boa Vista, Mosteiro São Bento, Viaduto Santa Ifigênia, Edifício Martinelli, Torre do Edifício Banespa, Bolsa de Valores, Centro Cultural Banco do Brasil, Catedral da Sé e Marco Zero, Mercado Municipal.

Largo São Francisco, Praça do Patriarca, Capela de Santo Antônio e Edifício Lutetia, Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal e Fonte dos Desejos, Vale do Anhangabaú, Praça da República, edifícios Itália e Copan.

Convento e Igreja da Luz, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Edifício Ramos de Azevedo (Praça Cel. Fernando Prestes – Metrô Tiradentes), Estação da Luz, Pinacoteca do Estado, Parque da Luz, Sala São Paulo e Estação Pinacoteca.

 

Central do Metrô

Centro de Controle Operacional – C. C. O., vamos conhecer toda a parte operacional, em seguida faremos um passeio turístico ao Metrô, embarcando na Estação Paraíso e desembarcando na estação Ana Rosa.

 

Instituto Butantan

O Instituto Butantan é um dos lugares mais visitados de São Paulo. Fundado em 1901 pelo cientista e médico Vital Brasil, o instituto tem uma coleção de aproximadamente 50 mil exemplares de 2 mil espécies diferentes de animais, além de várias espécies de aranhas e escorpiões. Entre as serpentes, destacam-se as najas da Índia, as jibóias e as sucuris.

 

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Em seu acervo, estão quase oito mil obras das mais variadas tendências artísticas contemporâneas, como Picasso, Kandinsky, Miró, Modigliani, Matisse e Paul Klee. Entre os brasileiros, há exemplares de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, João Câmara e Wesley Duke Lee.

 

Museu de Arte Moderna (MAM)

O MAM constitui e preserva, desde 1969, um acervo de cerca de 4.000 obras de arte contemporânea brasileira, criado no pós-guerra. Entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e vídeos, há peças modernas de Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret, além de performances de Laura Lima, instalações de Regina Silveira, Nelson Leirner e José Damasceno.

 

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Com um acervo composto por cerca de 5,5 mil obras, o Masp é considerado o mais importante museu de arte da América Latina. Há trabalhos de pintores e escultores como Rafael, Cézanne, Monet, Renoir, Van Gogh e Picasso, entre outros. Entre os brasileiros, estão nomes como Cândido Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

 

Memorial da América Latina

Com 78 mil m² de área construída, o Memorial da América Latina foi concebido para ser um espaço de integração e informação dos países latino- americanos, de suas raízes e culturas.

 

Museu Paulista (Museu Ipiranga) - Fechado para reforma

Primeiro monumento construído especialmente para preservar a memória da Independência do Brasil, o Museu Paulista, inaugurado em 7 de setembro de 1895, foi criado como Museu de Ciências Naturais. Em 1819 retomou sua vocação original e é hoje um museu histórico. Também é conhecido como Museu do Ipiranga. Seu acervo, com cerca de 100 mil peças, é constituído por obras de arte, mobiliário, trajes e utensílios que pertenceram a personalidades da história brasileira, como os bandeirantes e os imperadores.

 

Pinacoteca do Estado

Seu acervo tem cerca de 4 mil peças, e é significativo, especialmente para São Paulo, uma vez que reúne trabalhos de artistas paulistas, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, além de obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

 

Museu da Imigração (Memorial do Imigrante)

A Hospedaria do Imigrante foi criada para reunir e preservar a documentação, memória e objetos de imigrantes que vieram para o Brasil em busca de esperança, aventuras, fortuna ou simplesmente fugindo de uma situação difícil nas suas pátrias de origem.

 

Páteo do Colégio

O Páteo do Colégio é um dos principais monumentos da capital paulista por ser, também, o marco exato de fundação da cidade, pelos padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega. Encontra-se restaurado e nele se localiza o Museu Padre Anchieta, cujo acervo contém cerca de 400 peças. Possui, também, um acervo composto por peças de índios Guarani do planalto de Piratininga e de índios do Parque Indígena do Xingu.

 

Museu de Anatomia Veterinária (USP)

As peças anatômicas expostas foram sendo coletadas por docentes para servirem de material didático em suas aulas. As coleções apresentam-se na exposição em 7 grandes grupos:

  • Aves: Coruja, Arara, Pinguim, entre outras;
  • Bovídeos: Gnu, Boi, etc;
  • Carnívoros: Tigre, Cães, etc.;
  • Equídeos: Cavalo, Jumento, etc.;
  • Primatas: onde incluimos o Homem Suídeos: Cateto, Porco, etc.;
  • Diversos: nesse grupo há animais como Peixes, Répteis e Mamíferos aquáticos (por exemplo: a Baleia Orca e Golfinho).
 

Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE / USP)

Criado há 10 anos, abriga um acervo de 120 mil peças arqueológicas e etnológicas.

 

Liceu de Artes e Ofício

Onde teremos a oportunidade de assistir à apresentação de um espetáculo de multivisão: Arte e Humanismo, que mostra a história da arte ocidental através de réplicas de Esculturas Gregas e do Renascimento.

 

Museu de Anatomia Humana (USP)

As maiores contribuições para o estudo da anatomia humana deve-se a dissecação, método iniciado por Vassálio.

 

Show de Física (USP)

O Show de Física não visa “ensinar Física”, mas “preparar o emocional de cada estudante para se interessar em aprender ciências.

 

Museu de Zoologia

A maioria dos animais expostos, em uma área de 700 m², pertence à fauna tropical e foi preparada (taxidermizada ou embalsamada) há mais de 50 anos. Os animais estão grupados de acordo com sua classificação: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e alguns invertebrados, como corais, crustáceos e moluscos.

 

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Originalmente um convento de freiras, o Mosteiro da Luz, fundado por Frei Galvão por volta de 1774, é considerado um dos mais importantes monumentos coloniais paulistas do século XVIII. Hoje é o único prédio em São Paulo em estilo colonial que ainda mantém sua arquitetura original.

 

Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla

A romântica imagem da Cidade de São Paulo do século XIX, com seus bondes abertos puxados por animais, continua preservada no Museu. O local guarda relíquias como bondes e trólebus.

 

Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MUGEO)

O Museu Geológico tem exposições permanentes que constituem-se, basicamente, de equipamentos geológicos, fotografias antigas, mapas, coleções de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos, representando o reflexo de mais de um século de pesquisas na área de Geociências no Estado de São Paulo.

 

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

É considerado um importante exemplar da arquitetura eclética paulista, que inclui do neoclássico ao art nouveau, marco da consolidação da economia cafeeira em São Paulo.

 

Palácio dos Bandeirantes

O Palácio do Governo, localizado na Avenida Morumbi, oferece ao visitante a oportunidade de conhecer parte da história do Brasil por meio do retrato de seus governantes na Galeria dos Governadores. Dos espaços que compõem o palácio, destacam-se ainda a sala de arte barroca e uma coleção de obras de arte, com peças de artistas plásticos brasileiros como Portinari, Aldo Bonadei, Djanira, Almeida Júnior, Victor Brecheret, Ernesto de Fiori e Aleijadinho, entre outros. O palácio expõe, também, um mobiliário colonial, artefatos de couro e prata e tapeçaria européia, esculturas, louçarias e pratarias. Em estilo eclético, o edifício apresenta em sua fachada painéis alusivos à história de São Paulo.

 

Planetários da Cidade de São Paulo

É possível ver simulações das configurações dos astros no céu, seus movimentos, os círculos celestes e as constelações, além de eclipses, rotação de planetas e meteoróides.

 

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Inaugurado em junho de 1978, tem como objetivo registrar e preservar, por meio de histórias, fotos e objetos, a vida dos japoneses no Brasil desde o início da imigração. Seu acervo soma mais de 5 mil objetos, 28 mil documentos escritos – diários, livros, jornais, revistas – e cerca de 10 mil fotos relacionadas aos imigrantes japoneses.

 

Itaú Numismática – Museu Herculano Pires

O Museu Herculano Pires de numismática, situado no prédio do Itaú Cultural, está estruturado para atender tanto o público especializado em moedas, como o público em geral, oferecendo vasto repertório sobre os assuntos aos mais diversos interesses culturais e faixas etárias.

 

Bienal Internacional do Livro

Combinando o lançamento comercial de livros com debates e palestras, a bienal reúne, em um único espaço, as mais diversas publicações do mercado editorial nacional e internacional. Voltada ao público em geral, têm destaque os estandes, publicações e palestras para professores e estudantes.

Solicite um orçamento desta atividade

Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento desta atividade:

* Todos os campos são obrigatórios

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar