City Tour em Campinas

Campinas - A maior cidade do interior paulista

A cidade que aniversaria em 14 de julho, hoje com mais de 1 milhão de habitantes, surgiu na primeira metade do século XVIII como um bairro rural da Vila de Jundiaí. Localizado às margens de uma trilha aberta por paulistas do Planalto de Piratininga, entre 1721 e 1730, trilha que seguia em direção às recém-descobertas minas dos Goiases, o povoamento do “Bairro Rural do Mato Grosso” teve início com a chegada de um pouso de tropeiros nas proximidades da “Estrada dos Goiases”. Isso impulsionou o desenvolvimento de várias atividades de abastecimento e promoveu uma maior concentração populacional. No mesmo período, ganhava forma também uma outra dinâmica econômica, política e social na região, associada à chegada de fazendeiros procedentes de Itu, Porto Feliz, Taubaté, entre outras, Estes fazendeiros buscavam terras para instalar lavouras de cana e engenhos de açúcar, utilizando-se de mão-de-obra escrava. Foi por conta dos interesses destes fazendeiros e do Governo da Capitania de São Paulo que o Bairro Rural do Mato Grosso foi transformado em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso (1774), depois em Vila de São Carlos (1797), e, finalmente, em Cidade de Campinas (1842).

City-tour em Campinas: Vamos conhecer melhor a nossa cidade, saber mais sobre o Marco Zero , Igrejas, Largo do Carmo, Largo das Andorinhas, Prefeitura, Câmara Municipal, Fepasa (Espaço cultural), Vila Manoel Dias, Rodoviária, Teatro de Arena e Castro Mendes, Estádios, Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), Largo do Café, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Mirante do Castelo, etc.

 

Basílica Nossa Senhora do Carmo

Considerada o “marco zero” de Campinas, a Basílica do Carmo data da época da fundação da cidade. Passando por diversas reformas até atingir seu atual estilo neogótico, a igreja guarda importante acervo da arte sacra, com destaque para o órgão tubular com 1335 tubos, em perfeito estado de funcionamento.

 

Torre do Mirante do Castelo

Construída entre 1936 e 1940, a Torre do Castelo nos mostra, de vários ângulos, a beleza da Cidade.

 

Catedral metropolitana Nossa Senhora da Conceição

Construída entre 1807 e 1883, a Matriz abriga um dos mais importantes acervos da obra sacra do Brasil, com destaque para o órgão Cavaillé-Coll, considerado um dos melhores do mundo.

 

Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária)

Importante ícone do desenvolvimento de Campinas, a Estação da Estrada de Ferro Paulista foi inaugurada em 1872, para escoar a produção de café da região. Hoje, o prédio abriga a Estação Cultura, um dos mais tradicionais pontos de encontro da cidade.

 

Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Construída nos anos 50, a Escola é um marco no patrimônio arquitetônico da Cidade.

Preserva todas as características originais, inclusive a cor rosa das paredes.

 

Parque Portugal / Lagoa do Taquaral

Entregue à população em 1972, a Lagoa do Taquaral harmoniza história, desenvolvimento e natureza, em 33 alqueires totalmente dedicados à qualidade de vida.

 

Palácio do Azulejos

A antiga residência de Joaquim Ferreira Penteado, o Barão de Itatiba, data de 1878. O revestimento de sua fachada com azulejos portugueses representou, na época, um marco na arquitetura da cidade.

 

Palácio dos Jequitibás

O prédio de 17 andares começou a ser construído em 1959 e foi inaugurado em 1968, passando a abrigar o poder público de campinas. Seu nome homenageia o Jequitibá, árvore frondosa e de madeira nobre, cuja beleza e majestade podem ainda ser admirada nos exemplares conservados nos jardins do Palácio.

 

Associação Atlética Ponte Preta

Fundada em 1900, a “Macaca” é uma das mais tradicionais equipes de futebol do Brasil. O estádio Moisés Lucarelli, homenagem a um dos mais entusiasmados torcedores do clube, foi construído com o esforço da gente pontepretana e inaugurado em 1948.


Ficha Técnica

Pacote completo inclui: Transporte(ônibus de turismo), Autorização + Crachá (adesivo personalizado) + Colete (Colorido para facilitar a visualização) + Monitor (Pedagógico e lazer saindo da escola, equipado com rádio HT e amplificador de voz) + Coordenador (assessorando a atividade do início ao fim). Almoço (Self-Service Churrascaria - Opcional).

Para cada 10 pagantes uma cortesia para o professor(a).

Meio Período ou integral.

Solicite um orçamento desta atividade

Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento desta atividade:

* Todos os campos são obrigatórios

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar