Pólo Ecoturístico

Observação: Atividade temporariamente fechada.

O "Caminhos do Mar” - combina patrimônio ambiental, histórico, artístico, cultural e tecnológico. Está inserido na Mata Atlântica, declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, além de ser um complexo natural possui uma série de bens culturais relacionados à história de São Paulo.

 

Histórico e curiosidades

A transposição da serra entre o planalto e o litoral teve sua história iniciada pelos caminhos indígenas, posteriormente pelo Caminho do Padre José, depois pela Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado de pedras (1792), em seguida pela Estrada da Maioridade (1844) e por fim, no governo de Washington Luís a Estrada da Maioridade teve sua melhoria com pavimentação em concreto – a primeira do gênero do país, concluída em 1925 – com o nome oficial de Caminhos do Mar.

Washington Luís mandou construir no Caminho do Mar monumentos alusivo as várias transposições da Serra do Mar, para comemorar o Centenário da Independência do Brasil (1822-1922). Esses monumentos foram colocados em locais estratégicos, para que as pessoas que transitavam o Caminho fizessem uma parada e apreciassem a paisagem, conhecessem um pouco da História de São Paulo, contada nos belíssimos azulejos do artista José Watsh Rodrigues e admirassem a arquitetura de pedra do arquiteto Victor Dubugras.

O Caminho do Mar e seus Monumentos foram tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico - Condephaat em 1972.

 

Simultaneamente abrangem os conceitos

Educativo, Ambiental, Cultural e de Responsabilidade Social; Sensibilização e conscientização para a conservação e preservação da Mata Atlântica, dos Recursos Hídricos e da flora e fauna.

Graças à grande riqueza natural e histórica, a área foi declarada pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

 

Monumentos existentes dentro do Parque

Existem seis monumentos históricos no Parque Estadual da Serra do Mar, que datam de 1922, sendo:

  • Monumento do Pico
  • Pouso Paranapiacaba
  • Ruínas
  • Pouso Circular
  • Rancho da Maioridade
  • Padrão do Lorena
 

Percurso

Inicia-se no km 42 da Estrada Velha de Santos, em São Bernardo do Campo e termina em Cubatão, com duração de aproximadamente 5 horas, todo o percurso é pavimentado.


Ficha Técnica

Pacote completo inclui: Transporte (ônibus), Autorizações, Carnê (para facilitar o pagamento), Monitor (Pedagógico e lazer assessorando a atividade do início ao fim.

Para cada 10 pagantes uma cortesia para o professor(a).

  • Recomendado para crianças a partir de 3 anos.
  • Período Iintegral, horário a combinar.
Solicite um orçamento desta atividade

Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento desta atividade:

* Todos os campos são obrigatórios

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar