Sítio do Picapau Amarelo - Promoventos

O Sítio do Picapau Amarelo, localizado em Mairiporã/SP., a poucos quilômetros da capital São Paulo, é um espaço de aprendizagem inspirado nas obras e na biografia de Monteiro Lobato. Aqui, as crianças se divertem em meio á natureza, brincam com personagens como Emília e Narizinho, e voltam para casa com novas experiências na bagagem. De segunda a sexta-feira, o Sítio do Picapau Amarelo recebe escolas em estudos do meio.

Em um ambiente seguro e cheio de estímulos que transcende os muros da escola. O programa do estudo do meio pode ser moldado em parceria com a escola para que a criança entre em contato de maneira concreta com fatos estudados na sala de aula, levantando novas hipóteses e atribuindo ao conteúdo de sala de aula um significado mais amplo.

Por reunir natureza e cultura bem brasileiras, o Sítio do Picapau Amarelo - SP é ideal para um estudo do meio interdisciplinar, combinando aulas de ciências, língua portuguesa, artes e até matemática. Sem esquecer que a presença das personagens criadas por Monteiro Lobato trazem uma motivação especial.

 

Estudo do meio

O Estudo do Meio é uma maneira de ir além do conhecimento de sala de aula. Quando trabalhado em consonância com o que é aprendido em classe, ele ajuda a consolidar a aprendizagem. Veja alguns benefícios do Estudo do Meio:

  • Ajuda a criança a entender que é possível aprender e muito fora da classe - e em qualquer lugar.
  • Leva ao contato com a realidade.
  • Ajuda a construir relações entre o mundo e o que foi estudado nos livros.
  • Traz novos desafios.
  • Empolga e engaja as crianças na aprendizagem.
  • Pode mostrar que conteúdos diferentes - matemática, português, ciências, história - se relacionam.
  • Aumenta o repertório de experiências das crianças.
  • Desperta nos alunos o espírito científico, ou seja, a observação acompanhada por levantamento de hipóteses.
  • Fortalece a ligação entre os alunos da turma e entre eles e seus educadores.
  • Ajuda no fortalecimento da autonomia e da independência.
 

O que oferecemos

  • Mergulho no mundo de Monteiro Lobato
  • Valorização da cultura caipira
  • Contato com a natureza
  • Equipe especializada de pedagogos, educadores e atores
  • Espaço acolhedor e seguro
  • Programas de meio período ou integral
  • Alimentação balanceada
  • Histórias contadas pelos próprios personagens do Sítio
 

Alimentação

A alimentação também é um recurso de aprendizagem. O Sítio do Picapau Amarelo - SP traz para as crianças um cardápio equilibrado nutricionalmente. E o relaciona com o universo de Monteiro Lobato que representa a cultura do interior de São Paulo.

Haverá também a participação das crianças em oficinas culinárias na cozinha de Tia Nastácia. Elas vão aprender a fazer bolinho de chuva! E depois comê-los! Hummm.

As escolas podem escolher entre quatro pacotes:

Período integral: 7:30 horas de duração, com café da manhã, almoço e lanche da tarde.
Período intermediário: 6:30 horas de duração, com almoço e lanche.
Piquenique: 5:30 horas de duração, com 2 lanches ao longo do dia.
Meio período: 4 horas de duração (manhã ou tarde), com 1 lanche.

 

Integração

O programa “Integração de Turmas” tem o objetivo de aproximar os alunos de uma mesma classe e reforçar o vínculo entre eles mesmos e ainda entre eles e os seus educadores.

Em meio período ou durante todo o dia, o Sítio do Picapau Amarelo - SP oferece atividades recreativas nas estações temáticas, interação com Emília, Narizinho, Pedrinho e outros os personagens de Monteiro Lobato e um pocket show musical.

Pode ser utilizado no começo do ano como ferramenta auxiliar na adaptação escolar ou em outras épocas quando for necessário trabalhar mais a amizade e a empatia entre as crianças.

 

Valorização da leitura

O programa “Um dia de valorização da leitura” é perfeito para as escolas que estão trabalhando as obras de Monteiro Lobato em sala de aula. Ele proporciona inúmeras possibilidades de experiência. Além da interação com os personagens e de atividades lúdicas nas estações temáticas, há contação de histórias, oficinas de arte com representação das histórias em desenhos (crianças pequenas), oficinas de escrita para recontos (crianças maiores). Todas as atividades podem ser planejadas em parceria Sítio-escola.

 

Viva o meio ambiente

O escritor Monteiro Lobato era um profundo defensor do meio ambiente e da cultura brasileira. O Sítio do Picapau Amarelo - SP, espaço para estudo do meio em Mairiporã baseado em suas obras, é o cenário perfeito para mostrar às crianças, na prática, a relação do homem com a terra. Em um terreno muito arborizado, com cercado de mata, as crianças poderão ver a horta, a jaqueira, o galinheiro, a represa, um poço de água e até um poço de petróleo. E tentarão responder a questões essenciais: como o homem se relaciona sustentavelmente com o meio em que vive?

Os personagens ajudarão os professores na construção desse pensamento.

O roteiro deste programa pode ser desenvolvido em uma parceria Sítio-escola.

 

Valorização do Folclore

Sua escola está trabalhando as tradições culturais do Brasil? Que tal trazer seus alunos para “Um dia de valorização do Folclore”? Neste programa, as crianças entrarão em contato com algumas das lendas de nosso país, tão bem retratadas nas obras de Monteiro. Entre elas, as do saci-pererê, cuca, curupira, mula sem cabeça... São inúmeras possibilidades de experiência. Além da interação com os personagens e de atividades lúdicas nas estações temáticas, há contação de causos populares, oficinas de arte com representação das histórias em desenhos (crianças pequenas), oficinas de escrita para recontos (crianças maiores). Todas as atividades podem ser planejadas em parceria Sítio-escola.

Solicite um orçamento desta atividade

* Todos os campos são obrigatórios

Pague Aqui
Compartilhe com um amigo(a)








Enviar