Um dia na Aldeia

Personagem fundamental na história brasileira, o povo indígena, hoje mais do que nunca precisa ter a sua cultura conhecida.

Com o objetivo de suprir as dificuldades encotradas por professores e escolas no trato do tema é que se estruturou um espaço temático réplica de uma aldeia indígena para proporcionar a todos os interessados uma experiência única de convivência com a natureza, e com a cultura indígena através do contato direto com a sua cultura material, as narrativas, os usos e costumes e a língua falada, além de outros aspectos interessantes presentes em sua cultura espiritual, sua gastronomia, sua medicina.

O Espaço Cultural Sítio do Sol, desde 1995, trabalha com este tema, tendo recebido até hoje em torno de 30.000 pessoas entre crianças e adultos, escolas ou grupos de interessados, vindos da cidade de São Paulo e de toda a região de Campinas, Sorocaba e Jundiaí.

Unindo o conhecimento temático ao lúdico, ao bem estar, a boa comida típica fartamente servida, acreditamos estar colaborando para uma maior interação entre índios e não índios, descobrindo como é necessária e interessante esta aproximação.

A aldeia está num espaço de 10.000 m2, junto a Serra do Japi, no município de CABREÚVA-SP, contendo várias construções típicas indígenas, de várias etnias, decoradas com artesanatos, onde, se desenvolvem todas as atividades.

Nossa equipe é toda formada por monitores indígenas, das mais variadas etnias, atuando conforme a proposta temática escolhida para o ano.

O conteúdo temático foi todo desenvolvido a partir de pesquisas em ampla bibliografia e relatos dos próprios índios.

A concepção do evento, e sua coordenação é feita pela advogada maria Helena Scavone, profissional com larga experiência na área de cidadania e organizações comunitárias, uma das criadoras do IDETI Instituto das Tradições Indígenas, instituto Tiête, Associação Japi de Cabreúva - SP, dentre muitas outras. Como integrantes da equipe técnica do Consorcio Intermunicipal Roteiro dos Bandeirantes desenvolve ação no sentido de valorizar e integrar definitivamente a história e a cultura dos índios guaranis na história da formação de São Paulo.

 

Observações

Os eventos são adaptáveis a diversas faixas etárias e perfis dos grupos.

A agência, grupo ou escola interessado poderá consultar previamente sobre formatações diferenciadas.

 

Desenvolvimento do trabalho

  1. Visita a aldeia indígena;
  2. Palestras interativa sobre os ìndios do Brasil;
  3. Caminha pela mata e riacho com monitor indígena;
  4. Narrativas: Mitos & Lendas;
  5. Tecnologia do Índio brasileiro: construções, utensílios cotidiano e instrumentos musicais;
  6. Oficina de Linguagem;
  7. Pintura Corporal;
  8. Música & Dança;
  9. Oficina de artesanato;
  10. Comida típica indígena.

Ficha Técnica

Pacote completo inclui: Transporte(ônibus de turismo), Autorização + Refeições + Carnê (para facilitar o pagamento) + Monitoria indigina (Pedagógica do local) + Coordenador (assessorando a atividade do início ao fim).

Cada 20 pagantes uma cortesia para o professor.

  • Recomendado para crianças a partir de 5 anos.
  • Período integral.
  • Horário a Combinar.
Solicite um orçamento desta atividade

Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento desta atividade:

* Todos os campos são obrigatórios

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar